Bate papo com um Biotecnólogo de Sucesso!

Prof. Dr. Prof. Spartaco Astolfi Filho ministrará a palestra intitulada:

                                                 Bate papo com um biotecnólogo de Sucesso!

O Prof. Dr. Spartaco Astolfi Filho é graduado Bacharel em Ciências Biológicas pela UnB em 1975, Mestre em Biologia Molecular pela UnB 1978 e Doutor em Ciências pela UFRJ em 1987. Realizou em 1988-1989 Pós-Doutorado na área de Engenharia Genética no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UK).

Foi professor de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade de Brasília no período de 1978 a 1994 onde foi chefe do Departamento de Biologia Celular e coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e de Pós-Graduação em Biologia Molecular. No citado período, em colaboração com o Centro de Biotecnologia da UFRGS desenvolveu a tecnologia de produção de Taq DNA polimerase e em parceria com a BIOBRÁS - Bioquímica do Brasil S/A desenvolveu a tecnologia de produção de insulina humana por engenharia genética e fermentação bacteriana.

Em 1995 transferiu-se para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde contribuiu na implementação de um arrojado programa de formação de recursos humanos em biotecnologia e atuou na concepção e implantação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Participou da idealização, implantação e coordenou no período de 2002 a 2006 o Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPG-BIOTEC) e a Rede Genômica da Amazônia Legal (REALGENE).

Coordenou o Comitê Científico da Rede BIONORTE (2009 -2011) e em seguida (2012-2017) foi Coordenador Geral de seu Programa de Pós-Graduação (PPG-BIONORTE). Em colaboração com a Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda desenvolveu a tecnologia de produção de hormônio de crescimento humano (CRISCY) e atualmente integra o Comitê de Inovação da referida empresa.

No momento de pandemia de Covid-19, juntamente com pesquisadores da UFAM e FIOCRUZ, atuou no desenvolvimento e aplicação de metodologias de diagnóstico do SARS CoV-2 baseadas tanto em procedimentos imunológicos como de biologia molecular. Orientou até o momento 77 dissertações, 47 teses e publicou 124 artigos científicos. Aposentou em 2017 como Professor Titular de Engenharia Genética do Departamento de Genética da UFAM, onde continua atuando até o momento como Pesquisador do CNPq e Professor Emérito.